Heráldica

Ordenação heráldica do brasão, bandeira e selo da Freguesia de Alferce, Município de Monchique, sob o parecer da Comissão Heráldica emitido em 02 de Julho de 2004, nos termos da Lei 53/91 de 7 de Agosto.

Sob proposta da Junta de Freguesia de 27/08/2004, a Assembleia de Freguesia de Alferce estabeleceu os símbolos heráldicos da Freguesia, na sua sessão de 30/09/2004.

Publicado em Diário da Republica, III Série, nº 252 de 26 de Outubro de 2004 e estão registados na Direcção Geral das Autarquias Locais com o nº 246/2004 de 9 de Novembro.

Brasão: escudo verde, torre de prata frestada e aberta de vermelho e lavrada a negro; em chefe, dois ferros de enxada de ouro, alinhados em faixa e, em ponta, uma cimitarra de prata, posta em faixa. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "ALFERCE - MONCHIQUE"

Bandeira: Cordão e borlas de prata e verde: Haste e lança de ouro.

Selo: Nos termos da Lei, com a legenda; "Junta de Freguesia de Alferce - Monchique"

Justificação dos Símbolos:

Ferros de Enxada: Representam as principais actividades económicas da freguesia, com especial destaque para a agricultura;

Torre: Representa o património cultural edificado da freguesia, bem como o seu passado histórico.

Cimitarra: Representa o passado histórico da freguesia, nomeadamente o facto de ter sido originalmente um povoado árabe.